Prefeitura adquire caminhão para Feira do Pequeno Produtor

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, adquiriu um caminhão-baú, para ser utilizado na Feirinha do Pequeno Produtor. O veículo, avaliado R$155 mil, tem capacidade de transportar dez pessoas (duas na cabine e oito na carroceria coberta), e cerca de uma tonelada de alimentos em compartimento separado. A entrega do caminhão foi feita na sexta-feira, 24, pelo prefeito Antônio Marcos.
Toda sexta-feira, é tradição a venda de produtos agrícolas na Praça Feliciano Sodré, centro de Casimiro de Abreu. A feira já funciona há quase 10 anos. São dez pontos de venda de frutas, hortaliças, verduras, legumes, mel e artesanatos. O transporte de material e dos produtores era feito em um pequeno caminhão aberto. O veículo com carroceria fechada oferece mais segurança e conforto.
A aquisição do novo transporte agradou aos produtores. “Vai nos ajudar muito. A maioria não tem carro ou caminhonete. O apoio da prefeitura é muito importante”, diz Dalmo Shuindt, morador de Cascata, na divisa com Nova Friburgo. Ele vende mel, banana e aipim. Para o produtor Ailton Schueler, morador de Campos Elíseos, o novo transporte é bem-vindo. “Este caminhão é fechado, o outro era aberto. Com este ficamos mais seguros e protegidos”, diz o agricultor que planta banana, couve e taioba, entre outros alimentos.
Uma descontraída solenidade foi feita na praça ao lado das barracas da feira. Participaram também o secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina, e o subsecretário Samuel Neves. “Vamos cadastrar as famílias produtoras. A cada dia, 10 famílias podem vender seus produtos em diferentes distritos e localidades. Serão 60 famílias por semana. Queremos incentivar a produção de alimentos, fixar o homem no campo e combater o êxodo rural”, disse o secretário Ubirajara.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu fornece ainda máquinas e implementos agrícolas e apoio de profissionais especializados para aumentar a produção de alimentos. O objetivo é combater os atravessadores que vendem produtos mais caros. Grande parte dos alimentos consumidos no município vem do Ceasa do Rio de Janeiro. “Gosto de comprar na feirinha. Gosto da qualidade e dos preços mais em conta”, diz a dona de casa Perpétua Miranda, mineira de Belo Horizonte que há 30 anos reside em Casimiro.
A Feira do Pequeno Produtor vai contar ainda com novas barracas padronizadas. “Este investimento foi de R$20 mil. As barracas são duráveis, de fácil montagem e transporte”, explicou Samuel Neves. O prefeito Antônio Marcos destacou ainda parcerias como a firmada com a Emater. “Antes, fornecíamos máquinas aos produtores e eles arcavam com o combustível. A prefeitura também vai custear o combustível a partir de hoje. É mais um incentivo. As estradas melhoraram, avançamos um pouco mais na agropecuária do município”, disse. Até o fim da gestão atual, novos investimentos estão previstos para o setor.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário