As mulheres que moram no distrito de Professor Souza, em Casimiro de Abreu contam com um importante projeto de geração de renda desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social. São oportunidades para muitas donas de casa e chefes de família. Elas aprendem diferentes atividades em cursos de pintura em tecido, biscuit, manicure e pedicure, pintura em cerâmica e bordado livre, entre outras.
Para a coordenadora Talita Messias, o Cras de Professor Souza obtém bons resultados nas atividades desempenhadas pelo público feminino. Uma agenda foi planejada para este segundo semestre, e a Secretaria Municipal de Assistência Social tem conseguido cumprir os objetivos previstos “O êxito se deve, ainda, à conciliação dos programas sociais e a segmentação de usuários de cada região do município”, diz.
O Projeto Questão de Mulher é um dos vários elaborados pela Secretaria de Assistência Social de Casimiro de Abreu. “Formar mão de obra, oferecer cursos, ampliar o conhecimento de alguma maneira são também finalidades do projeto”, comenta a secretária Rosana Lélia Machado. A necessidade de gerar renda é outro importante objetivo. A cada mês, uma oficina específica é realizada. A mais recente realizada foi para ensinar a confeccionar salgados para festa.
A chamada “oficina do mês” consiste em mini-cursos. Alguns duram apenas um período, à tarde ou pela manhã. A culinarista Jackeline Borges explica que há necessidade de rapidez e resultados imediatos. “O ramo gastronômico é amplo e requer qualificação e o resultado por ser bem satisfatório”. No curso, as participantes foram brindadas com avental, panos e prato e caderno de receitas. “Foi muito bem aceito pela comunidade”, disse Talita Messias. As donas de casa Maria Zilmar Pereira e Cremilda Nascimento concordam. “Gostamos muito das receitas”, comentaram.
As oficinas e cursos elaborados pelo Cras são gratuitos e acessíveis a toda comunidade casimirense. É preciso estar cadastrado nos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para receber acompanhamento especializado e participar de várias atividades. Em Professor Souza, a sede fica à rua Santa Angélica s/n. Mais informações pelo telefone 2778-3083. Em Casimiro de Abreu, o telefone da secretaria é 2778-3933.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário