Um evento com muitas atividades marcou o mês do idoso no distrito de Professor Souza em Casimiro de Abreu. Promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a festa, nesta quinta-feira, 21, contou com salão de beleza–com pinturas unhas decoradas e cortes de cabelo–, oficinas de cerâmica, bordado livre e quilt (aplicação de desenhos) e com um espaço para promover a biblioteca da Casa de Cultura de Casimiro de Abreu.
Além disso, profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito estiveram no evento com um estande com pesagem, aferição de pressão e orientações sobre higiene bucal. Uma assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) orientou os usuários em relação à aposentadoria e benefício de assistência para o idoso.
O prefeito Antonio Marcos destacou a importância do trabalho para os usuários e para o distrito e afirmou que apóia a formação do conselho do idoso até o fim deste ano, com representantes de todos os distritos. “Nosso governo tem feito o que é necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas, independente da idade”, disse ele, enumerando os projetos das secretarias de Esporte e Lazer e de Assistência Social. O vereador Bitó representou a Câmara dos Vereadores.
O evento contou também com apresentações em homenagem aos idosos: o Reflorescer cantou duas poesias musicadas de Casimiro de Abreu –Meus Oito Anos e Violetas–, dois jovens do projeto Construir apresentaram uma dança de rua, a oficina de karatê se aresentou, entre outros projetos do CRAS em Professor Souza. O evento foi fechado com uma apresentação do grupo “Levantando a Lona”, do Projeto AfroReggae.
As atividades foram organizadas pelas profissionais do CRAS, também responsáveis pelo projeto Reflorescer, que contempla 29 usuários do distrito. “É um projeto de convivência para os idosos que tem a proposta de promover a troca, a convivência e o acolhimento”, disse a secretária de Assistência Social, Rosana Lélia Machado. A assistente social e coordenadora técnica do Projeto Reflorescer, Mariana Piedade, explica que o projeto possibilita que muitos deles se sintam produtivos, já que alguns são aposentados. “A questão da troca é importante e ter um espaço onde se possa falar e ouvir faz toda diferença na vida deles”, destacou a assistente social.
O trabalho do CRAS foi elogiado pelo usuário mais idoso do Projeto Florescer, Demerval da Costa, que tem 102 anos. “O evento está muito bom. Esou feliz no projeto onde posso passear, pois gosto muito de paisagens. Aqui também fiz muitos amigos”, disse ele.
Fonte: Ascom
Foto: Roberta Vitorino
Nenhum comentário:
Postar um comentário