A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADS) de Casimiro de Abreu, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), inicia nesta segunda-feira, 25, a segunda fase do projeto Bichos na Mata, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e secretarias municipais de meio ambiente dos municípios da Baixada Litorânea.
“O objetivo é esclarecer e alertar a população sobre os crimes cometidos contra os animais silvestres, caçados, apreendidos, transportados e comercializados de forma irregular”, disse a subsecretária de Meio Ambiente, Vânia Baptista. Esta segunda fase conta com atividades de educação ambiental, conscientização e esclarecimento a população em palestras e reuniões.
Na sequência entra a terceira fase, a partir de 22 de novembro. “Encerraremos com a oportunidade das pessoas fazerem a entrega voluntária dos animais, que estariam sob a guarda irregular, ficando livre de penalidades”, declara Vânia. Os dias e os locais para entrega voluntária serão divulgados posteriormente pela SEMMADS.
A partir desta data iniciam-se as atividades de fiscalização e repressão com apreensão dos animais e penalização aos infratores, de acordo com a lei federal nº 9605 de crimes ambientais e a lei estadual nº 3.467. Na última semana a SEMMADS iniciou o projeto com a divulgação em setor agropecuário, associações de bairros, comércios, escolas e comunidade de forma geral.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário