Novos caminhos para o turismo em Casimiro de Abreu

O destino pode ser um recanto cercado de mata nativa, corredeiras e cachoeiras, ou ainda uma trilha de chão batido na serra. Para evitar “muito esforço físico”, o jeep é o meio de transporte ideal para chegar a vários locais conhecidos e ainda não explorados na região serrana de Casimiro de Abreu. Trata-se de um projeto de Secretaria de Turismo e Eventos para promover novas rotas turísticas sobre rodas.
Integrantes da secretaria municipal criaram uma sugestão de roteiro que está sendo apresentada a condutores de veículos usados em turismo de aventura. Uma visita de reconhecimento foi realizada no início do mês, com a participação de um empresário interessado em dinamizar suas atividades com passeios turísticos. Além de Barra de São João, no litoral, a região serrana e zona rural casimirenses são destinos em potencial.
As turismólogas Monique Gomes e Fabiana Florêncio convidaram o publicitário e empresário de turismo de aventura Zeca Magalhães para uma rota a partir da rodovia RJ-142. O instrutor de rafting do Projeto Canoar, Gerson Nunes, também participou do passeio, A primeira parada foi no Mirante da Cascata, conhecida também como Cachoeira da Fumaça. Uma das mais belas vistas panorâmicas dessa cachoeira pode ser contemplada por visitantes e viajantes. Quem quiser se aventurar ainda mais, pode descer e percorrer trilhas arriscadas, no limite com o município de Nova Friburgo.
Outra trilha visitada foi a Tenar, mas o uso de jeeps grandes na estrada foi considerado impróprio por ser muito íngreme. “Este é um reconhecimento de área. Há trechos que devem ser feitos a pé, mas há locais em que o veículo adaptado pode ser indicado. Ainda estamos definindo o que é viável ou não neste aspecto”, explicam as turismólogas. Na localidade de Córrego da Luz, há três poços com quedas d ´água. Um belo cenário ainda pouco conhecido. Chegar até ali só mesmo de carro adequado como o jeep. Depois do trajeto motorizado, o visitante pode caminhar e estar em contato com natureza quase intocada.
Para o empresário Zeca Magalhães, o reconhecimento dos locais foi válido. “São lugares muito bonitos. Recebo muitos visitantes que vêm de Búzios e vão conhecer o Morro São João, além do rio, na localidade de Barra de São João. Um novo roteiro aqui na serra é bem interessante. Estamos estudando a viabilidade de realizarmos esses passeios no jeep que comporta nove passageiros”, avaliou. Enquanto passeios guiados não acontecem nessa região, todos os locais estão acessíveis ao público que quiser um pouco das maravilhas da serra de Casimiro de Abreu. Mais informações no site www.visitecasimirodeabreu.com.br.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário