Atleta de Casimiro de Abreu conquista vice-campeonato mundial de jiu-jitsu


            O professor e coordenador de artes marciais do Prodesporte de Casimiro de Abreu André Pimenta conquistou a medalha de prata no Mundial de Jiu Jitsu Profissional World Cup 2010, no início do mês, na cidade de São Paulo. A competição reuniu cerca de quatro mil atletas de diversas categorias. O vice-campeonato foi uma das conquistas do atleta este ano. “Ele também se destaca em várias atividades da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer”, diz o secretário Robson Mangefesti.
             André Pimenta é faixa preta e luta pela categoria master pesadíssimo. Praticante de jiu jitsu há 12 anos, tem vários títulos de campeão pelo Nordeste e pelo estado da Bahia, onde viveu a maior parte de sua vida. Nascido em Belo Horizonte, há quatro anos se mudou para Casimiro de Abreu. “Eu já me considero casimirense. Para alcançar este último título, contei com o apoio da prefeitura e de empresas. Na Secretaria de Esportes, onde dou aulas, pude treinar com os alunos”, diz.
            Atualmente, 130 alunos de jiu jitsu de todas as idades são orientados por André Pimenta. “Esta é uma modalidade esportiva que ainda enfrenta preconceitos e o rótulo de violenta. Mas o jiu jitsu é capaz de educar e de formar cidadãos, pois exige muita disciplina”, comenta. A promoção desse tipo de arte marcial em Casimiro de Abreu vem dando resultados. No dia 19, a partir das 9h da manhã, no Pavilhão de Esportes da praça central, haverá mudança de faixa com a participação de dezenas de atletas amadores.
            Integrante da equipe Nova União Macaé, onde teve como mestre o lutador Cláudio Joanino, o desempenho de André Pimenta é elogiado por outros profissionais. “O trabalho que ele faz junto aos alunos e com outros professores é muito importante para o esporte. Ele é assíduo e responsável”, observa o subsecretário de Esportes e Lazer Renato Ximenes. “Sou professor de educação física formado. Trabalho em vários horários e falta tempo para me dedicar mais às atividades de atleta. Em média, participo de seis competições por ano. Com mais apoio do poder público e da iniciativa privada, será possível promover ainda mais o jiu jitsu como esporte, e também o município de Casimiro de Abreu”, deseja Pimenta. 
Ascom
Foto: Luana Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário