Durante cinco meses, 16 integrantes do Projeto Questão de Mulher aprenderam diversas receitas de massas na Padaria-Escola que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social. Este é um dos projetos desenvolvidos pelo PAIF- Programa de Atenção Integral à Família e CRAS-Centro de Referência da Assistência Social.. As alunas receberam da coordenação do curso certificados de participação.
O “Questão de Mulher” conta com a participação de 78 mulheres de todas as idades. “Temos diversas atividades propostas para elas. Entre várias oficinas, contamos com a de produção de pães, biscoitos, bolos e massas em geral. Graças ao convênio feito com a Padaria-Escola. É uma possibilidade para geração de renda familiar”, explica a coordenadora Danielle Cespe.
As aulas foram ministradas pelo padeiro Jorge Luis Rangel. “Dois grupos vieram uma vez por semana. Durante quatro horas, ensinei alguns truques e segredos no preparo de massas variadas, inclusive de pizzas”, disse. As alunas também puderam contar com o auxílio de uma nutricionista. “É importante saber o valor nutricional dos alimentos, além das técnicas de higiene e manuseio”, explica Adriana Costa.
O curso já está rendendo bons resultados para o grupo de mulheres. Algumas investem para se tornarem profissionais. “Comprei até fogão novo com forno mais potente. Já fiz algumas receitas e coloquei à venda. Foi um sucesso”, conta Sheila Maria da Silva, moradora do BNH. Outra que se diz satisfeita com os novos conhecimentos culinários é a dona de casa Dinorah Ferreira, moradora do bairro Santa Ely. “Preparei pizzas para vender, e fiz biscoitos para dar de presente. Só ganhei elogios”.
A certificação simbólica do curso de padaria aconteceu no próprio local de aprendizado. Participaram a coordenadora do CRAS, Ana Cláudia Gonçalves, e equipe. “Outras oficinas estão previstas para 2011”, disse. “Este diploma representa muito para mim devido ao esforço de cada uma aqui, e todo o empenho de nosso professor Jorge Luis. Estou muito feliz”, comemora Auzenira da Silva e suas colegas.
Ascom
Foto: Luana Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário