Durante a tarde desta terça-feira, 14, a coordenação de farmácia da Secretaria de Saúde reuniu-se com os pacientes hipertensos e diabéticos do Programa HiperDia, cadastrados nas unidades de saúde da família, para fornecer instruções sobre como utilizar os aparelhos que auxiliam no controle do nível de açúcar no sangue.
Profissionais da empresa Bayer, atual fornecedora dos novos aparelhos aos insulino-dependentes, palestraram sobre a importância do bom e correto uso dos aparelhos. “Este novo aparelho que vamos fornecer a vocês tem vantagens sobre o antigo, ele é mais preciso, já vem codificado, o que evita os erros de aferição. O ‘Contur’ somente lê o açúcar glicose no sangue”, informou a enfermeira da Bayer, Taiane Miranda.
A usuária Loyde Dias, 62 anos, descobriu a diabetes há três anos. De lá para cá vem fazendo o acompanhamento na unidade básica de saúde do município, e foi indicada para receber o aparelho. “O médico detectou uma oscilação das taxas de glicose e indicou o aparelho. Vou fazer o controle três vezes ao dia”, revelou a paciente, que já tem histórico da doença na família.
De acordo com o secretário de Saúde, Armando de Nijs, são 200 pacientes cadastrados para receber os novos aparelhos. “O dispositivo conduz o paciente a ter autonomia no controle da doença e por conseqüência um melhor uso da medicação. Quanto mais eficaz o uso da medicação, mais qualidade de vida o paciente terá”, assegurou Nijs.
A coordenadora de farmácia Aline Franco avisou aos pacientes que a partir de segunda-feira, 20, todos eles receberão os aparelhos novos. Os pacientes de primeira vez e os antigos poderão procurar as unidades de saúde nas quais são cadastrados e adquirir o dispositivo.
_
Ascom
Foto: Luana Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário