A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, promoveu no dia 5, na Sala Humberto Mauro, audiência pública sobre as mudanças de trânsito que estão sendo implantadas no município. Fazem parte do projeto ações como instalação de semáforos, demarcação de estacionamentos, alteração de sentidos de vias, fiscalização e aplicação de multas. A próxima audiência pública será no distrito de Barra de São João, no dia 12.
As alterações no trânsito de Casimiro de Abreu são de responsabilidade do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito. Segundo o seu diretor, Luis Carlos Dias, o órgão da prefeitura está disponível para esclarecimento de dúvidas da população. As audiências públicas servem para apresentar à comunidade o que está sendo executado pelo poder público municipal, respaldado pelo Código de Trânsito Brasileiro e Lei Federal nº 9503.
O subsecretário de Segurança Pública, Ary Frazão, explicou sobre o Sistema Nacional de Trânsito, dos treinamentos dados à Guarda Municipal, e o que compete ao município e ao estado executar em relação ao trânsito. Um representante local do Detran também participou do encontro. “Não há município que cresça e evolua sem organização de trânsito. Legalmente, cabe à prefeitura fiscalizar, lavrar autos de infração, aplicar medidas administrativas nas infrações de estacionamento, parada, circulação, excesso de peso,de dimensões e lotação”, citou.
As mudanças no trânsito de Casimiro de Abreu acontecem de forma gradativa. Medidas educativas e informativas vêm sendo adotadas nos últimos quatro meses. A população tem recebido orientações dos 140 guardas de trãnsito que foram treinados para informar sobre as alterações. Estão previstos nos próximos dias o início de novas sinalizações, instalação de cinco semáforos na área central, alteração de sentidos de algumas vias, delimitação de vagas para estacionamento, entre outras ações.
Neste período de adaptação com as novas regras de trânsito municipais, a Secretaria de Segurança Pública apontou as principais infrações na cidade. Estacionar em locais proibidos, andar na contramão, falta do uso de cinto de segurança, capacete e cadeirinhas, além de menores sem habilitação na direção de veículos têm sido freqüentes. Estas infrações já são combatidas, e dentro de pouco tempo haverá aplicação de multas e recolhimento de veículos a um depósito municipal. A população poderá recorrer das prováveis multas através da Junta Administrativa de Recursos ou Conselho estadual de Trânsito. O Demutran se encarregará de avaliar os pedidos de condutores infracionados ou penalizados.
Para o secretário Luiz Fernando Shinkado, o comércio será sempre ouvido sobre as mudanças de trânsito. “Decidir juntos é uma questão de bom senso”, disse. O secretário de Segurança Pública também destacou o papel da Guarda Municipal. “A população precisa saber que o guarda de trânsito é um aliado e parceiro”. Segundo ele, todas as modificações exigem esforço do governo e da comunidade. O objetivo maior é oferecer conforto e segurança a todos que trafegam pela cidade. A próxima audiência pública em Barra de São João, será na sede da Secretaria de Turismo, às 18 horas.
...
Ascom
Foto: Luana Azevedo
2 comentários:
Até que enfim vai ter "alguma ordem" no transito...
Gostei muito. Cansei de ser multada por não ter o hábito de parar nos sinais.
Postar um comentário