O município de Casimiro de Abreu realiza, pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Eco Verão, voltado para conscientização de turistas e moradores sobre a importância de conservar o meio ambiente. O projeto capacitou jovens dos programas Bolsa-estágio e Bolsa-auxílio em três esferas: preservação ambiental, ecologia e turismo, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação e Turismo e Eventos.
Os 34 jovens foram selecionados e passaram pelo treinamento durante três dias, encerrado nesta quarta-feira, 05. Eles ficarão nos pontos turísticos em sistema de rodízio dos dias 13 a 30 de janeiro, sendo em Casimiro de Abreu sete pontos selecionados e Barra de São João mais três pontos turísticos.
“Avaliamos o comprometimento e interesse dos jovens para participarem do projeto. Eles terão o compromisso de levar o turista à melhor conduta dentro do município, principalmente nas áreas verdes”, esclareceu Marcus Vinicius Muros, do departamento de fiscalização ambiental.
TURISMO- Os jovens foram treinados para atender bem ao turista durante o projeto Eco Verão. O curso foi divido em uma primeira parte, que fala sobre atendimento ao turista, uma sobre pontos turísticos e outra sobre atrativos culturais, como o Museu Casa de Casimiro de Abreu e a Casa Beira Rio. Também foi abordada a questão do calendário de eventos, que tem na programação a Gincana de Pesca, promovida recentemente, e o Festival de Crustáceos.
De acordo com a assistente de turismo, Fabiana Florêncio, também foram abordadas a relação do turismo com o meio ambiente e a questão da reciclagem. “Falamos sobre os impactos que o turismo pode causar ao meio ambiente como, por exemplo, no réveillon, que as pessoas costumam sujar muito as praias”, destacou Fabiana. Para a assistente, o trabalho com os jovens é produtivo, pois eles sentem que pertencem ao município, mais que uma pessoa adulta. “Com isso, é mais fácil eles passarem uma idéia positiva para o turista”, disse ela.
Para Antônio Gomes, do Programa Bolsa Estágio, o trabalho do Eco Verão é bom para valorizar o município e mostrar para o turista que a cidade se preocupa com a questão do meio ambiente. “É importante que os visitantes saibam que os jovens do município têm consciência ambiental”, falou Gomes.
Durante a abordagem serão distribuídos kits para os turistas, sacolas de TNT para carros e de polipropileno para os banhistas depositarem o lixo. O projeto se desenvolve na Beira Rio, Praião e Prainha, no distrito de Barra de São João. No Pórtico, Quiosque de informações turísticas, Cachoeira do Pai João, Ponte de Arame, Praia da Figueira, Figueira Branca em Casimiro de Abreu e em Professor Souza na Beira Rio.
...
Ascom
Foto: Luana Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário