Feira do pequeno produtor rural está de cara nova em Casimiro de Abreu

A Feira do Pequeno Produtor Rural está de cara nova. A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, inaugurou o Projeto Feira Itinerante, na última sexta-feira (dia 25), na Praça Feliciano Sodré, no Centro. Ao todo são 20 novas barracas padronizadas para que os pequenos produtores possam comercializar o que produzem na zona rural do município, sem atravessadores.

A grande novidade é que, a partir de março, o caminhão baú do Projeto Feira Itinerante estará toda quinta-feira no distrito de Professor Souza, Rio Dourado e na localidade de Boa Esperança. Nas sextas-feiras ele percorrerá os bairros do Centro, Mataruna e Bairro Industrial, em Casimiro de Abreu. Já aos sábados o caminhão do pequeno produtor rural estará em Barra de São João nos bairros Palmital, Vila Nova e Centro. 

O prefeito Antonio Marcos esteve no local pela manhã acompanhado do secretário de Agricultura, Ubirajara Pina, e do subsecretário Samuel Barreto. “Esta é uma ação que demonstra que o governo vem respeitando o pequeno produtor rural do município. Estamos dando todo o apoio na logística, auxílio com técnicos e máquinas no campo. Nossa preocupação é para que os agricultores continuem produzindo no campo sem ter que sair da cidade”, disse Antonio Marcos.

A Secretaria de Agricultura atende cerca de 280 famílias em Casimiro de Abreu na parte agrícola. Neste projeto itinerante as comunidades beneficiadas são do Assentamento do Visconde, Ribeirão, Brejão, Quilombo, Campos Elyseos, Macharet e dos 40.  

Num ato simbólico, o prefeito fez a entrega de uma máquina batedora de grãos para a secretaria de Agricultura. “Esta máquina facilita o agricultor a colher o grão no campo com mais rapidez. Ela limpa milho, arroz, feijão, entre outros alimentos”, disse o secretário Ubirajara Pina.   

Com uma estrutura desmontável, organizada e num ambiente agradável, o pequeno produtor rural demonstrou-se satisfeito com o novo espaço. “A Feira ficou mais bonita e dá ao consumidor um aspecto de limpeza. Antes contávamos com uma estrutura simples, agora a tendência é que nossa feira cresça cada vez mais. A novidade já foi abraçada pelo consumidor que tem acesso ao que é produzido dentro do próprio município, com preço mais acessível e qualidade reconhecida”, disse Sandra Maria Wallace, produtora rural do Assentamento do Visconde. 
...
Ascom
Fotos: Hervan Laurentino

3 comentários:

Prof. Manoel Branco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Manoel Branco disse...

Boa iniciativa!
Já não era sem tempo!
Inclusive o município poderá arrecadar muito mais quando nossa produção sair com nota de Casimiro. Boa parte de nossa produção, especialmente a de Banana, sai por intermédio de atravessadores que utilizam notas de municípios vizinhos para comercializarem com o Ceasa. Isto é, os impostos cobrados na comercialização de nossos produtos não voltam para nossa cidade e sim para aquelas que emitiram as notas. Os nossos produtos são contabilizados como se estivessem sidos produzidos pelos municípios que emitiram as notas. Aliás, isso já é assim há muito tempo!
Agora os piscicultores de Casimiro de Abreu, estes aguardam aquela parceria da prefeitura necessária para colocar os seus tanques de peixe em atividade. A piscicultura em Casimiro de Abreu é formada por Pequenos Produtores sendo que a grande maioria Produtores Familiares. Muitos consumidores perguntam por aquelas Tilápias tão saborosas que tínhamos aqui em Casimiro. Especialmente nossos alunos que se deliciavam na merenda escolar.
Pergunto: Cadê a CACAL, Cooperativa Agropecuária de Casimiro de Abreu Ltda? Cadê a parceria do poder público e cooperativa, que possibilita apoio aos produtores em geral para desenvolver a sua produção. Aliás, parceria tão incentivada pelo governo LULA DO PT e que com certeza será também apoiado pelo governo Dilma.
Contudo, fico muito feliz quando vejo os trabalhadores sendo atendidos em suas necessidades mínimas. Continuem assim, ou seja, a caminho de um governo a serviço do Povo e dos Trabalhadores!
Saudações a todos!

Unknown disse...

Em poucas palavras,isso sim que é administrar o dinheiro público, com seriedade, para o povo, parabéns aos idealistas do projeto.

Postar um comentário