Depois que o município de Casimiro de Abreu enfrentou uma epidemia de dengue no final de 2009 e início de 2010, a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo um forte esquema para manter baixo o índice de infestação do mosquito. Os resultados têm sido satisfatórios, segundos os coordenadores.
Números – De novembro de 2010 a janeiro de 2011 o município apresentou 31 casos suspeitos de dengue. Desse total, após exame específico, apenas quatro foram confirmados. “Até o momento não temos números que configurem uma epidemia ou mesmo surto”, revela Valmir Coelho, coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental.
Em janeiro de 2010 o município notificou 200 casos suspeitos de dengue. No mesmo mês de 2011 foram apenas 12 casos notificados. “A dengue é um problema urbano. Precisamos intensificar as ações nos locais de maior incidência para evitar que o mosquito se prolifere pelo município”, diz Armando de Nijs, secretário de Saúde.
“Da região, figuramos como um dos municípios que menos apresentou casos no mês de janeiro de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado. A equipe da Vigilância em Saúde monitora todo o município através dos agentes de endemias, trabalhando junto à população a conscientização de que eles são os principais agentes de combate a dengue”, esclarece a subsecretária de Saúde, Magna Miranda.
O trabalho da Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Educação em Saúde acontece em conjunto nas ações de combate a dengue. “Desenvolvemos ações estratégicas nos finais de semana em todo o município, para atingir 99% de cobertura. O fumacê somente é utilizado em casos onde o índice de infestação está acima do limite previsto pelo Ministério da Saúde”, explica Magna.
A Secretaria de Saúde informa também que em casos de suspeita de dengue é preciso se dirigir até a unidade de saúde mais próxima. Os profissionais realizam o teste e se necessário o paciente será encaminhado ao Hospital Municipal. O telefone da vigilância é 2778-1198.
...
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário