Carnaval em Casimiro de Abreu atrai cerca de 400 mil pessoas

Variedade e muita diversão. Esta foi a tônica da programação carnavalesca deste ano em Casimiro de Abreu, promovida pela Secretaria de Turismo e Eventos. Desfile de bonecos gigantes, shows, blocos, escolas de samba, bailes e matinês foram os destaques. Em cinco dias de festa, a sede do município e os distritos de Rio Dourado, Professor Souza e Barra de São João receberam cerca de 400 mil pessoas A prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Eventos e da Fundação Cultural ofereceu mais de 50 opções para os foliões curtirem o Carnaval.

A folia começou na quarta com os pré-carnavalescos da cultura. As ruas de Casimiro receberam pessoas de todas as idades, que brincaram e pularam com muita alegria e empolgação. O baile da plataforma, a batalha de confetes e o desfile de bonecos gigantes abriram a programação do Carnaval 2011.

Na sexta, a empolgação tomou conta do público no palco montado na Praça Feliciano Sodré, onde as bandas apresentaram a diversidade de todos os carnavais do Brasil. A Banda ‘Sampanda’ abriu a programação dos shows, que aconteceram até terça. Os blocos do ‘Mijão’, ‘Só na Lata’, ‘do Jegue’, ‘do Copo’ e a escola de samba Estrela do Oriente arrastaram milhares de pessoas pelas ruas do Centro.
Nos distritos de Rio Dourado e Professor Souza também teve uma programação especial com shows das bandas 2x4, Kaentrenós e Eletrizante Banda Show.

Multidão em Barra de São João

O Carnaval em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, atraiu uma multidão durante os cinco dias de folia. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 350 mil pessoas, se divertiram na cidade no trio elétrico, nas escolas de samba, nas tendas com DJ, que oferecia uma programação especial para quem preferisse outros ritmos, nos blocos da região e também num quiosque para os amantes da MPB. 

Na sexta-feira o bloco ‘Sukitão’ atraiu centenas de pessoas nas ruas do distrito apesar da chuva fina persistente. No sábado a Banda do Síndico animou o público cantando canções de Tim Maia e Jorge Ben Jor. No domingo, quando a chuva à tarde deu uma trégua, o trio elétrico com a Banda Tribal do Brasil arrastou uma multidão no praião. Estima-se que cerca de 60 mil pessoas pularam atrás do trio. À noite o desfile do G.R.E.S. Art-Flu emocionou os foliões. Eleita Garota Verão 2011, Louise Amalie Lindenblatt, desfilou no segundo carro alegórico da agremiação, demonstrando beleza, charme e muito samba no pé.   

Na Praça As Primaveras, as famílias puderam levar suas crianças fantasiadas e brincar com confetes e serpentinas ao som de antigas marchinhas, relembrando os velhos carnavais. A Sociedade Musical Santa Cecília foi quem animou os foliões no local durante os quatro dias de festa. Na segunda-feira (dia 07), o prefeito Antonio Marcos esteve presente no local acompanhado da secretária de Assistência Social, Rosana Lélia. 

O secretário de Turismo, Bruno Bastos, prestou uma singela homenagem ao Seu Lulu, figura querida de Barra de São João, que fez história na cidade durante o Carnaval, mas que faleceu no ano passado. “Carnaval, data tão especial e de tantas alegrias. Estamos homenageando um dos reis do Carnaval de nossa cidade, Sr. Luiz Carlos de Souza, nosso Seu Lulu e para muitos o Tio Lulu. Hoje o dia é seu, que o senhor daí do alto esteja junto com tantos outros queridos de nossa terra olhando por nós e irradiando alegria para nossa comunidade, seus visitantes e nossos músicos. Obrigado por tudo que o senhor fez por Barra de São João”, disse Bruno Bastos, em seu discurso. Neste dia os blocos ‘Vou Vomito e Volto’, ‘Bandarra’ e a escola de samba Tô que Tô também fizeram alegria da galera.  

Na terça-feira (dia 08), encerrando a programação, o bloco Gavião, completando 81 anos de existência, arrastou milhares de foliões na orla do Praião. No palco, o show da bateria do G.R.E.S. União da Ilha do Governador, assim com suas belas passistas, sacudiu o público presente. 

Todos os eventos tiveram apoio da Guarda Municipal, da Fiscalização e da Secretaria de Saúde, que manteve uma ambulância e uma equipe de prontidão. Um trabalho dos agentes de saúde foi desenvolvido com o objetivo de prevenir a dengue e esclarecer o público sobre as doenças sexualmente transmissíveis, através da distribuição de camisinhas.
...
Ascom
Fotos: José Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário