Secretária de Assistência Social se encontra com ministra de Desenvolvimento Social

Representantes de 72 municípios fluminenses se reuniram no fim de julho durante o Encontro Estadual de Secretários Municipais, Conselheiros e Secretários Executivos de Assistência Social, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAS-DH). O objetivo é unificar ações e serviços oferecidos à população. A secretária de Assistência Social Rosana Machado representou Casimiro de Abreu.
Cerca de 300 pessoas estiveram no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do estado do rio de Janeiro (Firjan).
O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques. destacou que ainda persistem grandes desigualdades nos serviços oferecidos pelos municípios. “Espero que no futuro possamos dizer que todos os municípios do Rio de Janeiro são referência em assistência social.” Para isso, ressaltou, é preciso transferir tecnologia social e apoiar a qualificação dos serviços locais.
Em seguida, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, comentou o avanço representado pela profissionalização e a modernização das políticas de assistência social. Ela comparou o presente com as práticas de vinte anos atrás, uma época em que a política de assistência social era feita com “o que sobrava das verbas” e informações de gestão, como o orçamento de programas e secretarias, eram consideradas sigilosas. “Não há dúvidas do quanto evoluímos. Tiramos da invisibilidade todos os números, sem vergonha e sem medo. Este processo está nos levando ao caminho da evolução na construção de políticas públicas”. A ministra ressaltou ainda a importância do diálogo para entender e planejar o uso dos recursos com visão, perfil histórico e trajetória de cada município.
Após a solenidade, a secretária Rosana Machado pôde conversar com a ministra Márcia Lopes. “É uma boa oportunidade esse diálogo com as esferas estadual e federal. Temos diversos projetos em andamento em Casimiro de Abreu, e queremos implantar novas ações voltadas para a promoção social no município. A troca de informações sempre será necessária durante todo o trabalho”, concluiu a secretária.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário