Assistência Social promove olhar fotográfico adolescente sobre o município

Uma câmera fotográfica na mão e a imaginação solta na cabeça de 28 adolescentes. Resultado: uma exposição na Casa de Cultura Casimiro de Abreu, de 22 de outubro a 7 de novembro. O prédio da antiga estação da cidade abriga registros simples e surpreendentes. Trata-se da mostra “Um olhar jovem sobre o nosso município”, com garotos e garotas do Projeto Jovem Cidadão, apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A idéia da exposição partiu da coordenadora de projetos Pró Jovem Adolescente e Jovem Cidadão, Lana Valente. “Atualmente temos 42 adolescentes inseridos no programa. Destes, 28 toparam participar de incursões fotográficas pela cidade. Com máquinas emprestadas, eles saíram às ruas para captar imagens. Cada registro individual dos meninos revela um pouco deles e vai nos ajudar como trabalhar com esses jovens”, diz.
Um carro velho estacionado em lugar impróprio, a fachada de uma casa antiga, um prédio do funcionalismo público, um cachorro de rua. Cenas e objetos do cotidiano foram impressos a partir das fotos dos adolescentes. O estudante da 7ª série Deivison Pereira, de 14 anos, teve duas fotografias selecionadas. “Me chamou a atenção um cão de rua e um espantalho encontrado em um terreno abandonado”, diz. A mãe dele, Denise Pereira, ficou orgulhosa com a participação do filho que estagia na Secretaria de Trabalho e Renda. “Nunca pensei em ver algo assim feito por ele”, comentava.
Outros parentes e amigos dos adolescentes compareceram ao lançamento da exposição. Para a coordenadora do CRAS, Ana Cláudia Gonçalves, a mostra motiva o talento e a capacidade dos jovens. A estudante Ingledi Macedo, aluna da 6ª série no Ciep 459, era uma das mais empolgadas. “Fiz várias fotos, mas as duas escolhidas foram o parquinho do bosque e a bromélia. Gostei muito de participar”, conta. Outro adolescente feliz com o resultado da mostra era Kaian Aleixo, de 14 anos. “Nunca tinha feito isso. Escolhi uma paisagem da cidade”.
Vários integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram do lançamento da mostra. A secretária Rosana Lélia Machado não pôde estar presente, mas foi representada pela assessora técnica Mayra Abreu. A presidente da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Cláudia Rejane, recebeu os convidados. As fotografias, mesmo sendo amadoras, convidam o público para um novo olhar sobre a cidade, quase sempre despercebida com o corre-corre do dia a dia. Vale a sugestão.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário