Conselhos escolares tomam posse em Casimiro de Abreu

Os conselhos escolares formados nas escolas municipais de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, tomaram posse nesta terça-feira, dia 26, no Ciep 409 Municipalizado Ludevides Teixeira Bastos. Todas as unidades elegeram conselhos cujo objetivo é viabilizar a participação de diferentes segmentos da comunidade em decisões que tem a intenção de melhorar a qualidade do ensino. A posse dos conselhos em Casimiro de Abreu acontece nesta quarta-feira, dia 27, às 17h30, no Ciep Municipalizado 459 José Bicudo Jardim.
A secretária de Educação, Maria Inês Ávila, destacou que a formação dos conselhos é um momento histórico no município. “Queremos implementar, mas também dinamizar os grupos. Será um espaço para discussão e para tomada de decisões”, destacou a secretária.
Para a diretora da creche do Palmital, Elisângela Lopes, apesar de a escola já ter uma parceria com a comunidade, o conselho será importante para melhorar as relações. “A formação do conselho vai aumentar ainda mais a participação entre a comunidade e a escola”, destacou Elisângela. Maria das Graças Coelho é mãe de um aluno do Centro de Educação Infantil João Teixeira de Bastos e também foi escolhida para ser uma das conselheiras da escola. “Muita coisa acontece e não participamos. Agora podemos ajudar e participar mais e ajudar mais nas decisões relacionadas à creche. Vai ser um prazer participar do grupo”, disse Maria das Graças.
FORMAÇÃO- As chapas para formação dos conselhos deveriam conter 50% de alunos (incluindo pais) e 50% de profissionais da educação. Além dos profissionais da educação e pais, alunos com mais de dez anos puderam votar. Para que os conselhos fossem válidos era necessário ter mais de 50% de participação dos eleitores. A eleição aconteceu dia 31 de agosto.
FUNÇÃO - A formação de conselhos para proporcionar uma gestão participativa é norma do Governo Federal. Cabe ao conselho escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino.
Por: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário