Enfermeiros e técnicos em enfermagem se reuniram na manhã de quinta-feira, 30, para discutir particularidades das novas vacinas implantadas no calendário nacional. A introdução das vacinas meningocóccica-c (conjugada) e pneumocóccica-10 valente (conjugada) já estão disponíveis nos postos de saúde.
As vacinas farão parte da rotina do calendário de vacinação nacional para as crianças de três meses até dois anos de idade incompletos. “A vacinação contra meningite é uma oportunidade para atualizar o calendário vacinal das crianças”, afirmou Fabíula Oliveira, do Departamento de Saúde Coletiva.
A meta do estado é atingir 95% da população infantil. O esquema de vacinação da meningocóccica-c é dividido em três etapas, sendo a 1ª dose aos três meses de idade, a 2ª aos cinco meses e o reforço aos 15 meses. Já a pneumocóccica-10 em quatro etapas, a 1ª e 2ª doses no terceiro e quinto mês, a 3ª no sétimo mês e o reforço aos 12 meses de idade.
Todos os postos de saúde do município estão equipados com as doses de ambas as vacinas. “Vale ressaltar que àquelas que já passaram da faixa etária proposta pelo estado não necessitam de vacinação”, finalizou Fabiula.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário