Atualmente, há 250 pequenos produtores agrícolas cadastrados no município. Eles pediram ajuda à prefeitura com orientações para formarem uma associação ou cooperativa que possibilite participar do fornecimento de produtos para a merenda escolar. A Lei nº11947/2009 do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar determina que 30% dos alimentos utilizados na merenda das escolas públicas sejam fornecidos por pequenos produtores.
Uma comissão formada por pequenos produtores se reuniu com o prefeito Antônio Marcos, o presidente da Fundação Municipal de Agricultura, Alexandre Magno, além do secretário Ubirajara Pina e subsecretário Samuel Barreto para discutirem como eles podem participar do fornecimento de alimentos para a merenda escolar de maneira organizada. “Neste momento, os pequenos agricultores não participam de chamadas públicas para compra direta, onde a burocracia é menor. Uma vez cooperados ou associados, isso será possível”, observa Samuel Barreto, empenhado em direcionar a comissão para consulta jurídica com um especialista.
Segundo o subsecretário, a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem interesse em adquirir alimentos como abóbora, batata doce, quiabo e aipim, entre outros, dos produtores locais. “Com esses alimentos na merenda escolar, a produção é incentivada e o consumo é garantido. Resta aguardar a organização dos pequenos produtores para que formem uma associação ou cooperativa, e se empenhem em plantar e colher produtos de boa qualidade”, conclui Ubirajara Pina.
Ascom
Foto: Luana Azevedo
Um comentário:
Olá!
Quero cumprimentar a iniciativa da Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Fundação de Agricultura dos Petistas Ubirajara Pina e Alexandre Magno em incentivar o associativismo no campo. Propostas que são contribuições do Partido dos Trabalhadores representados muito bem no governo municipal pelos senhores citados acima.
Gostaria de lembrar que temos em nosso município a Cooperativa Agropecuária de Casimiro de Abreu (Cacal) que segundo os seus estatutos pode receber associações de produtores como seus associados e comercializar os seus produtos. Muitos dos produtores de Casimiro de Abreu já estão associados a Cacal. Em muitos momentos de sua história a Cacal desempenhou papel importantíssimo de apoio ao produtor. Hoje ela trabalha com produtores de Leite e está lutando para expandir a sua ação de apoio em outras áreas produtivas do Campo.
Quem sabe não é hora de unir as forças?
Além de exercer a profissão de professor sou pequeno produtor (piscicultor), crio Tilápia no sítio de minha família. Já comercializei várias vezes com a cooperativa, hoje estou com a produção parada devido à dificuldade de conseguir ração de baixo custo.
Estamos também aguardando apoio para retomarmos a nossa produção. A Cacal poderia voltar a nos apoiar.
Forte abraço!
Manoel Branco
Postar um comentário