O ano de 2010 foi motivo de orgulho em Casimiro de Abreu para muitos jovens e suas famílias. A Prefeitura, em parceria com o Governo Federal e o Senac, promoveu diversos cursos profissionalizantes através do projeto Projovem Trabalhador. No último dia 29 foi feita a entrega de certificados a quase 300 jovens que participaram de oito cursos diferentes. Eles estão prontos para disputar vagas no concorrido mercado de trabalho.
Foram seis meses de duração dos cursos em Casimiro de Abreu e no distrito de Barra de São João. Vinte turmas distribuídas no aprendizado de Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Operador de Telemarketing, Condutor de Turismo, Operador de Micro, Recepcionista, Help Desk e Garçom. Ao final dos cursos, 84 formandos já tinham conseguido empregos. Outros serão encaminhados para estágios, entrevistas e preenchimento de cadastros em empresas da região.
Com iniciativa da Prefeitura de Casimiro de Abreu em formar mão de obra especializada, coube à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda viabilizar os cursos. Para o secretário Evaldo Scarpini, esta primeira experiência foi considerada satisfatória. “Toda a equipe da secretaria, diretores de escolas e professores se empenharam. O conhecimento é um bem que não se perde.Esses jovens estão prontos para o mercado de trabalho”, disse.
Para o executivo do Senac Robson Freitas, a concretização dos cursos do Projovem Trabalhador em Casimiro de Abreu se deve à boa vontade política e administrativa do governo municipal. “Mobilizamos muitos profissionais em pouco tempo. O apoio da prefeitura foi fundamental. O país vive um momento de explosão de geração de empregos, mas é preciso
capacitação por ser o mercado altamente competitivo”, comentou.
capacitação por ser o mercado altamente competitivo”, comentou.
De acordo com o prefeito Antônio Marcos, o objetivo do governo é promover oportunidades para a formação de mão de obra especializada, com cursos e ações que produzam novos postos de trabalho. “Nesta primeira etapa, cumprimos nosso compromisso. O currículo desses jovens precisa ser aperfeiçoado sempre. Esperamos que eles não percam o vínculo com a Secretaria de Trabalho e Renda, que estará dando continuidade em projetos de aprendizagem e qualificação profissional. A luta é de todos por mais trabalho, dignidade e um futuro melhor”, observa.
O Pavilhão de Esportes, na Praça Feliciano Sodré, ficou pequeno para os formandos e convidados que lotaram o espaço. Na solenidade, a entrega dos certificados foi feita simbolicamente aos representantes de cada turma, e em seguida, todos puderam acessar seus diplomas.
Entre eles, estava Hadalla Frazão, que concluiu o curso de Garçom. “Foi muito boa a experiência, estou feliz”. O mesmo sentimento foi compartilhado por Anderson Pereira, agora um operador de micro formado. “É importante ter certificado para conseguir emprego, as empresas exigem”, diz. Para a moradora de Barra de São João Synthia de Moraes que cursou Auxiliar Administrativo, há bons motivos para comemorar. “O ano de 2011 será ainda melhor”, planeja.
...
Ascom
Fotos: Hervan Laurentino
Fotos: Hervan Laurentino
Nenhum comentário:
Postar um comentário