No último sábado, 19, quase 400 crianças se encontraram no campo do CAEC, em Casimiro de Abreu para um dia dedicado ao futebol e à confraternização. São alunos do Prodesporte - Projeto Futebol, que atua na cidade e nos distritos de Barra de São João, Professor Souza e Rio Dourado. “O objetivo é iniciar os garotos no futebol, mas também formar cidadãos, já que acompanhamos seu desempenho escolar”, disse o secretário Robson Mangefesti.
O Projeto Futebol reúne as categorias chupetinha (4 a 6 anos), fraldinha (7 a 9 anos), pré-mirim (10 e 11 anos), mirim (12 e 13 anos), infantil (14 e 15 anos) e juvenil (16 e 17 anos). Cada turma conta com no máximo com 30 alunos. “Em Casimiro de Abreu, temos 10 horários diferentes. Há lista de espera para poder participar do projeto, pois o futebol é muito procurado”, informa a coordenadora Dulcenete Arruda.
Para poder participar do Projeto Futebol, é preciso se pré-inscrever na Secretaria de Esporte e Lazer com nome e telefone de contato. Havendo vagas, os pais dos menores são contatados. Os requisitos necessários são atestado médico, comprovantes escolar e residencial, cópias de documentos de identidade e duas fotos. Uma equipe com oito professores e estagiários atua em Casimiro de Abreu e Professor Souza. “Em Barra de São João contamos com três instrutores e com três em Rio Dourado. Temos crianças que vem se destacando e prometem no futebol”, comenta o coordenador Diogo Marchiori.
O sonho de ser um jogador de futebol alimenta a vontade dos garotos dos quatro núcleos do projeto. O goleiro Fabrício, o meio-campo Lucas, o zagueiro Iuri e o atacante Arthur, que treinam no CAEC, todos com oito anos, dividem a mesma opinião: querem ser jogadores profissionais. “Em um recente amistoso entre o CAEC e o Fluminense, três jogadores da categoria infantil se destacaram. Eles foram convidados para testes nas Laranjeiras. Isso demonstra que o nosso trabalho tem funcionado”, avalia Dulcenete Arruda.
...
Ascom
Foto: Luana Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário