Mutirão contra a dengue inicia trabalho nesta segunda-feira em Casimiro

A fim de reforçar o trabalho de rotina desenvolvido pelos agentes de saúde no atendimento aos domicílios, levando informação sobre como diminuir a proliferação do mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti), a coordenadoria da Vigilância Sanitária de Casimiro de Abreu inicia nesta segunda-feira, 18, um mutirão com mais de 60 agentes comunitários envolvidos. O mutirão termina em março de 2011.
“Nosso objetivo é diminuir o tempo de visitação as residências. Com isso, atingiremos maior número de casas em menor tempo, evitando a proliferação do mosquito. Geralmente as visitas são bimensais e com o mutirão reduziremos bastante esse período”, esclarece o coordenador da Vigilância Sanitária, Valmir Coelho.
Tendo em vista os índices baixos de infestação neste ano de 2010, o município sai na frente, antecipando os trabalhos que geralmente iniciam no verão. No primeiro ciclo (janeiro/fevereiro), o índice de infestação foi de 1% e no terceiro ciclo (junho/julho) baixou para 0,31%.
O mutirão conta com a parceria da Secretaria de Obras, dos postos de saúde e equipe de educação em saúde. “No verão o mosquito prolifera com mais rapidez. Contamos com a ajuda dos moradores nesse trabalho, que consideramos serem os principais agentes de saúde”, completou Valmir.
A vigilância tem como regra primeira a educação sanitária, e na sequência eliminação do criadouro e tratamento químico. Vale ressaltar que os agentes trabalham o ano todo, visitando os domicílios na sede e nos distritos. 
Fonte: Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário