A Secretaria de Assistência Social de Casimiro de Abreu está reciclando material plástico de propaganda, transformando-o em bolsas de supermercados. Se preocupar e se empenhar na defesa ambiental é dever da sociedade contemporânea. A frase de Antoine Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” hoje faz mais efeito ecológico do que nunca. A contribuição pode ser pequena, mas cresce se somada.
O uso de grandes painéis ou outdoors com propaganda de ações da prefeitura e de outros órgãos, empresas e veículos de comunicação utiliza, em grande parte, lona ou tecidos plásticos sintetizados. Depois de utilizados em prazos específicos, muitos painéis iam parar no lixo sem nenhum reaproveitamento.
Agora, em Casimiro de Abreu, lonas plásticas viraram sacolas grandes com alças.A idéia de reaproveitar esse material descartado foi da secretária de Assistência Social, Rosana Machado. “Hoje o que mais se fala é na sustentabilidade do planeta. É uma simples contribuição a nossa, mas faz um bem enorme. As sacolas plásticas dos supermercados estão com os dias contados, devido à lei estadual do Rio de Janeiro que proíbe o uso desse item. Temos muitas famílias carentes. Para elas doaremos as bolsas confeccionadas com lona plástica”, explica.
Uma costureira foi escalada para modelar e montar as bolsas feitas de lona plástica. São vários modelos de cores e tamanhos predominantemente grandes. As fotos, gravuras e textos utilizados na propaganda ficam escondidos no interior das sacolas. Do lado de fora, está a logomarca da prefeitura e da secretaria de assistência social. A princípio, 300 bolsas estão sendo confeccionadas. O público que vai receber as sacolas recicladas é composto por famílias carentes assistidas pelo município.
A sacola será útil para carregar donativos doados pela secretaria de Assistência Social, e também nas compras do dia a dia. A dona de casa Valdete Oliveira, 65 anos, moradora do bairro Vale Indaiassú, foi uma das primeiras contempladas. “Ganhei esta de cor cinza. Cabe bastante coisa dentro, tem costura reforçada e será muito útil. Gostei muito do presente que deve durar bastante”, elogia.
Além das sacolas retornáveis, o material de lona plástica servirá na reutilização e fabricação de outros objetos. É possível usar a imaginação e confeccionar estojos escolares, capas de chuva, bolsas de praia, peças de artesanato em geral ou de apoio artesanal. “Começamos com 150 peças, depois mais 150, e podemos continuar ampliando as possibilidades. Além do material utilizado pela prefeitura, é possível receber doações de lonas particulares para a confecção de mais bolsas”, diz Rosana Machado. A natureza agradece.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário