A Prefeitura em parceria com o Departamento de Recursos Minerais (DRM) fará o lançamento nesta quarta-feira, dia 25, da placa “Meteorito- O ET de Casimiro de Abreu”. O evento acontece em frente a Casa Estação Casimiro de Abreu, às 15h.
Na ocasião, será apresentada à população uma réplica do meteorito que caiu no município no dia 7 de setembro de 1947, na Fazenda Andorinhas e que hoje está no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora do Departamento de Convênios e Projetos Pedagógicos, Eliane Freitas, muitos munícipes desconheciam essa história e é um fato importante para a cidade. “A placa servirá para divulgar o fato e agregará ao potencial turístico da cidade”, afirmou Eliane.
A idéia de estudar o fenômeno surgiu durante o trabalho Caminhos de Darwin, no Museu Casa de Casimiro de Abreu. A geóloga Kátia Mansur leu algo sobre o meteorito e decidiu se aprofundar no assunto. Descobriu que o objeto que caiu em Casimiro de Abreu estava exposto no Museu Nacional. A idéia de lançar a placa veio da Professora Doutora Elisabeth Zucolatto, que fez toda a pesquisa em relação ao meteorito.
O meteorito de Casimiro é uma massa metálica, ligeiramente arredondada, com 26x20x12 cm de dimensões médias. Meteoritos são pedaços de objetos extra-terrestres (ETs) que caem na terra e o de Casimiro de Abreu tem composição metálica de ferro e níquel. Com isso, pode-se deduzir que foi parte de um núcleo do corpo celeste.
HISTÓRIA - Na época que o meteorito caiu no município, os fazendeiros achavam que se tratava de minério de ferro. Segundo testemunhas, o minério teria sido encontrado bem antes da data revelada e ficava debaixo da cama do proprietário da fazenda Andorinhas.
PEÇA - Durante o evento, será encenada a peça Praxidique, que foi apresentado para os alunos do primeiro segmento da rede municipal e tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos em relação aos meteoros. O espetáculo faz alusão ao meteorito que caiu na Fazenda Andorinha. A peça leva o nome de uma das luas de Júpiter e é encenada por Adilson de Araújo e Mary Machado.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário