Casimiro de Abreu sedia "Encontros com a literatura fluminense"

Casimiro de Abreu será palco, no ano do sesquicentenário de morte do seu filho mais ilustre, da primeira edição do projeto Encontros com a literatura fluminense. Escritores e intelectuais seguem, no próximo dia 18, de Niterói em caravana literária até o distrito de Barra de São João. O evento, organizado pela editora Nitpress e pela prefeitura municipal, acontece no Museu Casa de Casimiro de Abreu.

O tema será Casimiro de Abreu: 150 anos de saudades, abordado na mesa-redonda, nas declamações de poesias e em apresentação musical. Na sequência haverá lançamentos de livros, roda de poesias, apresentações de trabalhos literários e contato dos escritores com o público na Praça das Primaveras, em frente ao museu.

O festim literário coincide com o aniversário da cidade, que espera um grande número de visitantes para comemorar a data, na sede do município, com shows de música popular e rodeio, entre outras atrações. Escritores, intelectuais e membros de importantes instituições acadêmicas e culturais já confirmaram presença no evento literário de Barra de São João.

Programação – O início será às 16 horas, na Casa de Casimiro de Abreu. Uma mesa-redonda com a participação do presidente da Academia Fluminense de Letras, Edmo Lutterbach, da vice-presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras, Márcia Pessanha e do poeta Mário Alves de Oliveira, que organizou a edição comemorativa dos 150 anos de publicação da obra-prima de Casimiro, o livro Primaveras, publicada pela Nitpress em co-edição com a Academia Brasileira de Letras.

Em seguida haverá uma sessão de declamações de poesias do poeta Casimiro, organizada por Neide Barros Rego, do Centro Cultural Maria Sabina, e uma apresentação musical. Ao final do evento, serão relançados os livros Primaveras, Casimiro de Abreu, o poeta das Primaveras (da coleção Introdução aos Clássicos Fluminenses) e Viagem literária através do Estado do Rio, enquanto os escritores terão oportunidade de apresentar seus trabalhos e dialogar com o público na Praça das Primaveras, em frente à Casa de Casimiro de Abreu.

De acordo com os organizadores, o projeto Encontros com a literatura fluminense, que terá continuidade nos próximos meses em outros municípios do estado, tem o objetivo de aproximar os escritores do seu público e difundir a cultura e a identidade fluminenses.
Fonte: Ascom
Foto: Michele Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário