Curso de percussão para adolescentes de Casimiro

Segundo alguns especialistas, o brasileiro tem ritmo na veia, com chances de tornar-se até profissional da área musical. A partir do dia 16 de setembro, começará em Casimiro de Abreu a execução do projeto de percussão “Ritmo na Veia”, apoiado pela prefeitura e desenvolvido pelo percussionista Jakaré. Morador da cidade há quase três, o músico atua ao lado de cantores renomados como Gal Costa e Emilio Santiago.
O “Ritmo na Veia” vai ser promovido semanalmente pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu. O projeto é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 18 anos. Vai funcionar na Praça da Mataruna. As inscrições já estão abertas nas escolas municipais de Casimiro. Folhetos explicativos estão disponíveis. O número de vagas é limitado. São necessários autorização dos pais, assiduidade escolar e bom desempenho escolar.
Para o percussionista e professor Jakaré, esta é uma oportunidade de educar e socializar meninos e meninas por meio da música. “O objetivo é estimular os jovens musicalmente. Entretanto, a maior finalidade é oferecer apoio sócio-cultural, desenvolver o caráter e a auto-estima dos meninos que se tornam cidadãos”, explica o músico. As aulas serão todas gratuitas. Com três faltas sem justificativa, o aluno perde a vaga.
Musicalmente, o Brasil é riquíssimo em ritmos. A variedade passeia pelo samba, baião, maracatu, coco, frevo, partido alto, boi, bossa-nova, influências indígenas e africanas, além de novas e antigas versões sertanejas, folclóricas e populares. Entre os instrumentos de percussão mais utilizados, pandeiro, surdo, repique, caixa, timbau, triângulo, maracas, chocalhos, cuíca, tamborim. O som e o ritmo serão explorados nas aulas com instrumentos doados pelo projeto.
A música tem função de agregar pessoas e valores, além de ser capaz de promover transformações. “Tenho certeza da inclinação musical do brasileiro. Nosso ritmo está na alma, e isso pode ser muito proveitoso na formação e educação de um povo. As inscrições para o projeto serão feitas até o dia 14 de setembro. Depois disso, se houver muita procura, criaremos um cadastro de reservas”, planeja Jakaré.
Carreira musical – Helder “Jakaré” Garcia nasceu na cidade de Laje do Muriaé, noroeste fluminense. Ainda menino se mudou com a família para Niterói, onde iniciou atividades com música. Participou de gravações de álbuns e shows acompanhando nomes consagrados da MPB, e de projetos especiais na Rede Globo de Televisão. Mudou-se para Casimiro de Abreu com a família há três anos, mas pouco fica devido aos shows e excursões pelo país e no exterior. IAtualmente, integra as bandas que acompanham os cantores Gal Costa e Emílio Santiago. O percussionista costuma frequentar importantes festivais de jazz e de música instrumental, e agora pretende desenvolver projetos sociais como o “Ritmo na Veia”.
Fonte: Ascom
Foto: Casimirodeabreu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário