Escolas de Casimiro de Abreu elegem conselhos escolares

As escolas municipais de Casimiro de Abreu realizaram nesta terça-feira, dia 31, eleições para os conselhos escolares. Todas as unidades elegeram conselhos que deverão tomar posse em breve. O objetivo do conselho escolar é viabilizar a participação de diferentes segmentos da comunidade em decisões que tem a intenção de melhorar a qualidade do ensino.
A chapa deveria conter 50% de alunos (incluindo pais) e 50% de profissionais da educação. Além dos profissionais da educação e pais, alunos com mais de dez anos puderam votar. Para que os conselhos fossem válidos era necessário ter mais de 50% de participação dos eleitores.
De acordo com o diretor do Ciep Municipalizado 459 José Bicudo Jardim, Adauto Franco, o conselho garante a participação ativa dos pais, profissionais e alunos. “É um suporte que teremos para tomar decisões”, destacou o diretor, alegando que assim que o grupo tomar posse haverá uma reunião para traçar objetivos comuns entre os participantes e a escola.
A aluna Thais da Silva, integrante da chapa única do Ciep 459, fez campanha na escola e estava ansiosa pelo resultado. “Vou ser a voz dos alunos no conselho. Para que haja mudança, temos que participar”, disse Thais.
Segundo a psicóloga Leila Márcia, uma das coordenadoras do trabalho, a intenção da equipe é dar suporte às escolas fiscalizando, deliberando e dando sugestões. Os participantes passaram por duas capacitações antes da eleição.
FUNÇÃO- Cabe ao conselho escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino.  
A formação de conselhos para proporcionar uma gestão participativa é norma do Governo Federal. 
Fonte: Ascom
Foto: Luana Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário