Hidroginástica e confraternização para alunos da melhor idade

O Dia Nacional do Idoso acontece em 27 de setembro, mas em Casimiro de Abreu as comemorações já começaram. Na última semana, um grupo de praticantes de hidroginástica se reuniu para festejar. O bom desempenho dos 73 alunos nas atividades físicas foi elogiado pelo professor Edson Scarpini Jr., e pelo subsecretário de Esportes Renato Ximenes. O projeto funciona em parceria com a prefeitura.
A hidroginástica é uma das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os interessados em participar podem se inscrever na sede da secretaria. As aulas funcionam na Academia Ácqua Esporte desde 2009, duas vezes por semana. “Temos poucas pessoas na lista de espera. Esta é uma clientela muito carente de espaço. A atividade garante mais qualidade de vida aos idosos”, diz Renato Ximenes.
A aluna mais velha da turma é Irene Valença. Aos 79 anos, a aposentada esbanja vitalidade. “A hidroginástica me ajuda muito”, comenta. Bom humor e disposição não faltam entre os praticantes. O casal José Inácio da Silva e Dalva Batista, ambos com 70 anos, comemora a saúde em alta. “O médico me indicou a hidro, além de um remédio bem caro. Fiquei só com a piscina, e não preciso mais de medicação para as dores na coluna”, diz ele. Dona Dalva sofre de artrose e ficou dois meses sem andar. Ela também vibra. “Estou muito bem hoje e voltei a caminhar. Fico de olho no marido, né, já que ele é o único homem da turma”, brinca.
Problemas de saúde são amenizados ou tratados com ajuda da hidroginástica. Quase todos os alunos contam a eficiência desta atividade física. Noêmia da Silva, 67 anos, sofre de osteoporose. Lúcia Benevenuto, 58 anos, tem várias limitações no corpo. Há cinco anos, a hidroginástica faz parte da vida das donas de casa. “Este projeto da prefeitura nos beneficia muito”, dizem. Para a profissional autônoma Fátima Azevedo, de 53 anos, a hidro auxilia também no lado emocional. “O corpo em movimento e o convívio em grupo me ajudam a combater a depressão”, observa.
Antes de iniciar qualquer atividade física, pessoas de todas as idades precisam de avaliação médica. O cuidado deve ser ainda maior entre os mais velhos. Portanto, os interessados em se inscrever nas aulas de hidroginástica da prefeitura precisam de um atestado médico. “Cada idoso tem um tipo de indicação e necessidade específicos. A pré-avaliação é indispensável. São pessoas da melhor idade, digo, e elas podem aproveitar bem mais este período da vida se bem acompanhadas”, conclui o professor Edson Scarpini Jr.
Fonte: Ascom
Foto: Luana Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário