Um ano após a criação da equipe do Resgate de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, a equipe soma 950 atendimentos das mais diversas ordens e em várias localidades. As ocorrências mais freqüentes são mal súbito e trauma de moto e carros de passeio.
O ponto de apoio da equipe é no Ginásio Poliesportivo do distrito. De lá, as responsáveis pelo atendimento telefônico informam os dados da ocorrência e a equipe de enfermeiro, técnico em enfermagem e motorista socorrista saem para o atendimento. Mas um problema recorrente são os trotes.
“Nossa equipe ainda recebe muitas ligações inadequadas. No início os trotes eram mais freqüentes, mas esse número apesar de ter diminuído ainda é preocupante. A equipe se desloca enquanto poderia socorrer outra vítima em caso verdadeiro”, revelou Irene Melo, coordenadora da equipe do Resgate.
As vítimas passam por atendimento prévio da equipe e, quando necessário, são direcionados para o Hospital Estadual de Barra de São João ou para o Hospital Municipal, em Casimiro de Abreu. O resgate funciona 24 horas no telefone 0800 021 5750. Os atendimentos são feitos no limite de área do município.
A Secretaria de Saúde ressalta que o Resgate só deve ser acionado em casos de emergência, como acidente de automóveis, trabalho de parto, vítimas baleadas, casos clínicos como enfarte ou derrame, intoxicação ou queimaduras e pacientes portadores de transtornos mentais em crise.
...
Ascom
Foto: Luana Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário