Um livro formatado pela sociedade civil organizada, contendo o plano estratégico de ações efetivas de como construir uma sociedade sustentável. Representantes do poder público, empresas privadas, ONGs e comunidade estiveram reunidas na manhã desta terça-feira, 15, para o lançamento do livro Agenda 21 Casimiro de Abreu.
Seguindo as etapas de construção do livro, o Fórum Permanente da Agenda 21 de Casimiro de Abreu, junto a Petrobras e comunidade, desenvolveram propostas que contemplam o município em áreas prioritárias, como educação, saúde e mobilidade urbana. “Apresentamos hoje o trabalho que vem sendo construído há cinco anos. Agradecemos ao poder público que prontamente legalizou o fórum e a Petrobras pelo incentivo em todas as áreas”, argumentou Gerson Vieira, coordenador do Fórum.
A iniciativa de responsabilidade socioambiental da Petrobras, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, colabora para estruturar modelos sustentáveis de desenvolvimento nas localidades envolvidas e esclarece o papel de cada setor social no processo. “O diagnóstico contém 16 temas, todos desenvolvidos a partir das reais necessidades do município pelos munícipes. Agora é preciso que vocês se vejam nessa agenda”, disse Ricardo Frosini, representante da Petrobras e coordenador da Agenda 21 Comperj.
A Agenda 21 é um plano de ação participativo, elaborado mediante a mobilização de todos os setores da sociedade, com foco no desenvolvimento sustentável. “Nosso governo é participativo, não representativo. Desde o início implantamos as audiências públicas do Orçamento Participativo para construir o município sustentável a partir das necessidades reais. A Agenda é um instrumento riquíssimo que contribui para um governo consciente”, garantiu o prefeito Antonio Marcos.
O superintendente do Programa Estadual da Agenda 21, Carlos Frederico Branco, argumentou sobre a rede de integração que se forma a partir das agendas no estado. “Temos agora um grande desafio: arrecadar recursos financeiros para implantar os projetos”. Em seguida foi apresentado o plano aos participantes do lançamento.
Estiveram também presentes secretários municipais, o vereador Bitó, representando a casa legislativa, coordenadores e integrantes de Fóruns de Agenda 21 de municípios que formam o Comperj e atores parceiros no desenvolvimento do livro. Até junho deste ano, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim e Tanguá terão suas Agendas 21 Locais lançadas.
...
Ascom
Fotos: Hervan Laurentino
Nenhum comentário:
Postar um comentário