Meio Ambiente e Educação unem-se no Dia Mundial da Água


Mais de 200 alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino do município de Casimiro de Abreu passaram pela sede da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, na tarde desta terça-feira, 22, no distrito de Barra de São João, para as comemorações do Dia Mundial da Água.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o órgão federal disponibilizaram informações importantes sobre o tema. Durante a visita, os estudantes assistiram a um vídeo sobre educação ambiental e conheceram as instalações dos laboratórios físico-químicos e bacteriológicos da unidade.

Os estudantes da Escola Municipal Renata Tavares Bastos se divertiram com a apresentação teatral produzida Grupo de Educação para o Meio Ambiente – GEMA. O aluno Bernardo, de 5 anos foi um exemplo. “Não pode desperdiçar água nem demorar tomando banho”, disse. No evento foram distribuídos materiais educativos.

Segundo a subsecretária de Meio Ambiente, Vânia Matos, o tema deve ser debatido em todas as esferas, devido à dimensão do objeto em questão. “Tivemos a oportunidade de acessar um mapeamento feito recentemente de mais de 5 mil municípios brasileiros, onde se chegou num resultado preocupante. Se não investirmos hoje, em 2015 as principais capitais do país sofrerão déficit de abastecimento”.

Em Casimiro de Abreu a prefeitura investe na qualidade da água e cuida das fontes naturais. O abastecimento de água na localidade Boa Esperança será melhorado graças a um convênio feito com Funasa. No ano de 2009, ficou constatado por meio de exames que a qualidade da água no local estava comprometida. Um novo sistema de coleta e distribuição de água na localidade está sendo implantado. O investimento é de R$300 mil, e a medida deve favorecer todas as famílias que vivem na localidade.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário