Na última semana, entre os dias 23 e 27, foi realizado um treinamento para capacitar voluntários a combater incêndio em florestas. Ao todo participaram 37 voluntários, sendo 11 de Casimiro de Abreu, vinculados a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil. A capacitação aconteceu na Reserva União, km185 da BR-101.
O objetivo do treinamento era montar equipes preparadas para o combate ao incêndio florestal. O conteúdo teórico pode ser visto na prática, durante dois dias de treinamento. “Devido o clima seco temos de nos preocupar ainda mais em proteger as áreas verdes. Os voluntários saem daqui preparados para auxiliar uma brigada de incêndio”, disse o chefe da reserva, Whitson José da Costa Jr.
Durante a semana os voluntários aprenderam como se portar num incêndio, como manusear os equipamentos de segurança e identificá-los. “Aprendemos que o primordial é preserva a vida, em seguida combater o incêndio. Interessante foi aprender também como controlar o nervosismo diante da queimada”, afirmou a engenheira florestal Vivian Pinto Bickel, do departamento de educação ambiental da Secretaria de Segurança Pública.
Segundo o chefe da reserva, todos os municípios que participaram do treinamento serão contemplados com equipamento básico de combate a incêndio florestal, as bombas costais e abafadores. Além de Casimiro de Abreu estiveram presentes os municípios de Quissamã, Carapebus e Rio das Ostras.
Fonte: Ascom
Foto: Arquivo Res. União
Nenhum comentário:
Postar um comentário