Durante o mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde fechou parcerias com o governo do estado contemplando munícipes em dois procedimentos: o mutirão da catarata e tomógrafo móvel. Embora os dois serviços sejam de competência estadual, o município assume o compromisso com a população de promover saúde em todos os níveis de complexidade.
“Casimiro de Abreu encaminhou 24 pacientes no mutirão da catarata. O próximo passo será o exame pré-operatório, em seguida a cirurgia. Grande parte da demanda será atendida, reduzindo a fila de espera”, informou a subsecretária de Saúde, Magna Miranda.
O serviço de tomografia móvel contemplou o estado por regiões. Casimiro de Abreu escolheu encaminhar os pacientes para o município de Macaé, por ser mais próximo, embora seja vinculado ao grupo da Baixada Litorânea. O ônibus que roda todo o estado recebeu 42 pacientes casimirenses.
“Esse exame é caro e a solução que o governo do estado encontrou para desafogar as demandas reprimidas dos municípios foi justamente criar esse ônibus. Iniciativas estaduais como estas auxiliam os municípios, a desenvolverem o seu verdadeiro papel, aplicar as verbas no que verdadeiramente é de sua competência.”, completou Magna.
Com a realização desse número de exames, o governo municipal pode aplicar as verbas em outras demandas. Desde agosto do ano passado, quando entrou em operação, o serviço de tomografia móvel já esteve em 16 municípios do estado e foram realizados 10.204 exames.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário