Exposição de arte em fibra de bananeira é destaque no Museu Casa de Casimiro
Continua em cartaz a exposição “Da Montanha ao Litoral: Arte Natural em Casimiro de Abreu, no Museu Casa Casimiro de Abreu, no distrito de Barra de São João. A mostra destaca objetos de arte e decoração feitos com fibra de bananeira, artesanato que é fonte de renda para muitas famílias. O prefeito Antonio Marcos e a secretária de Assistência Social, Rosana Lélia Machado, visitaram o evento e elogiaram a organização.
A mostra possui trabalhos de 15 artistas, além de fotografias e vídeos. O conceito e coordenação da exposição é do artista convidado Aldebaran Bastos. Para Cláudia Rejane, presidente da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, a exposição tem sido bastante visitada por moradores e turistas. “Esperamos que este espaço abrigue importantes mostras como esta”, disse.
Os fotógrafos Cézar Fernandes e Jorge Ronald registraram belas cenas da rotina dos artesãos. A idéia foi reunir peças que mesclam arte, estilo e criatividade a partir da mão de obra. O resultado encanta o público, que pode ver de perto, o passo a passo da produção e confecção dos objetos. “Fiquei feliz com este reconhecimento”, disse a artesã Diva Harduim, que trabalha com fibra de bananeira há sete anos.
Entre os objetos da exposição estão tapetes, painéis, quadros, telas, bolsas, cestos, pufes. “O artesanato tem ajudado a divulgar esta cultura do município de Casimiro de Abreu na região e em todo o Estado do Rio de Janeiro”, destacou o prefeito Antonio Marcos. A produção com fibra de bananeira é de responsabilidade do Espaço Arte Natural, projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Até turistas estrangeiros, que costumam visitar a cidade, já adquiriram peças feitas por nossos artesãos”, disse Rosana Lélia.
A mostra “Da Montanha ao Litoral” se destaca nesta temporada, mas nos últimos anos o Museu Casa de Casimiro de Abreu tem sido um dos mais visitados do Estado do Rio de Janeiro em sua exposição permanente sobre a vida do poeta, o que é motivo de orgulho para o município. O museu está localizado na Praça As Primaveras, centro de Barra de São João. A exposição fica em cartaz até o fim de março de 2011, com entrada é franca ao público.
...
Ascom
Foto: Luana Azevedo
Um comentário:
Só não entendi como pode fazer uma exposição, com preço nas peças e não poder vender estas peças. Falta de visão comercial hein!!!
Postar um comentário