A Secretaria Municipal de Assistência Social reuniu profissionais para prestação de serviços na zona rural, na localidade Varjão, a cerca de 18 km do centro da cidade. Foram destinados a 50 famílias carentes cestas básicas de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e filtros de água. “Este é o projeto Assistência Social Itinerante que estamos começando a partir desta visita”, disse a secretária Rosana Lélia Machado.
Durante todo o dia, integrantes da equipe de assistência social realizaram também o cadastramento do programa Bolsa Família, além de um levantamento de atendimentos emergenciais na localidade. “Aqui ainda não há água encanada, e a água de poço não tem boa qualidade. Esses filtros fornecidos pela Prefeitura vão nos ajudar bastante”, disse o lavrador Gilmar Garcia.
A Secretaria de Assistência Social listou problemas e dificuldades enfrentados pelos moradores do Varjão, como por exemplo a questão do transporte público. “O transporte escolar funciona muito bem de dia e de noite”, comenta a dona de casa Marinilda Carvalho. A reivindicação será apreciada pela Prefeitura.
Na localidade do Varjão há uma associação de trabalhadores rurais, onde funciona um posto de Estratégia Saúde da Família e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). De acordo com a responsável pelo posto, Rosângela de Paulo, há 250 famílias na região, 56 delas são fixadas. “Há mais de 12 anos, estas terras foram ocupadas por trabalhadores, e o INCRA vem acompanhando o processo de assentamento”, disse.
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, através de várias secretarias, vem auxiliando a população com ações e serviços de melhorias. Um exemplo vem da Agricultura que cedeu um trator para auxiliar os lavradores e sitiantes na limpeza de terrenos. “A Prefeitura nos ajudou muito porque antes eu pagava até R$70 por dia de aluguel de um trator. Dava quase R$500 o serviço. Este valor ajuda investir no cultivo e nas plantações”, informou a agricultora Isaura Santana.
Para a secretária Rosana Lélia, a primeira visita ao Varjão do projeto Assistência Social Itinerante servirá de parâmetro para melhorar diretrizes e adotar condutas. “Realizamos diferentes frentes de trabalho dentro da assistência social. Este contato mais próximo com as comunidades que vivem distantes da cidade vai ajudar na elaboração e implementação de mais serviços”, concluiu.
...
Ascom
Fotos: Hervan Laurentino
Nenhum comentário:
Postar um comentário