Saúde da Mulher é tema de capacitação

A equipe do departamento de Educação em Saúde, vinculado à Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu reuniu cerca de 50 mulheres para reforçar a importância de efetuar com regularidade os exames preventivos. A palestra aconteceu no auditório da sede do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), na tarde de quarta-feira, dia 25.

Uma das formas mais eficazes de se prevenir contra o câncer de colo de útero é o exame  conhecido como “Papa Nicolau”. Três gerações de mulheres dos programas Questão de Mulher e Arte em Fibra, ambos promovidos pela Secretaria de Assistência Social, puderam conferir várias orientações, como a eficácia do auto-exame das mamas.

“A prevenção passa por cuidados. O uso de preservativo é um exemplo. Além de evitar a gravidez indesejada, auxilia na questão das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os exames ginecológicos devem fazer parte da rotina de toda mulher”, informou Adriana Carvalho, do departamento de Educação em Saúde.

A equipe desenvolve os temas e as palestras de acordo com a demanda. As orientações desta palestra também destacaram  o Planejamento Familiar. “Isto é muito importante para organizar a estrutura de um lar. A programação da quantidade de filhos pode ser feita utilizando métodos hormonais, dispositivos, intervenções cirúrgicas e preservativos”, concluiu.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário